Psiconeuroendocrinoimunologia (PNEI) é o estudo das interações entre comportamento e os sistemas nervosoendócrino e imunológico do corpo humano.

O PNI adota uma abordagem interdisciplinar, incorporando psicologianeurociênciaimunologiafisiologiagenéticafarmacologiabiologia molecularpsiquiatria, medicina comportamental,  doenças infecciosasendocrinologia e reumatologia. Surgiu após a percepção de que o sistema imunológico  não trabalha de forma autônoma como inicialmente suposto. As substâncias mais frequentemente envolvidas são os antígenos e as citocinas,  neurotransmissores e hormônios em geral.

O principal interesse da PNI são as interacções entre os sistemas nervoso e imunológico e as relações entre processos mentais e saúde. A PNI estuda, entre outras coisas, o funcionamento  fisiológico do sistema neuroimunológico na saúde e na doença; distúrbios do sistema neuroimunológico (doenças autoimunes, hipersensibilidade, imunodeficiência); e as características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema neuroimunológico in vitroin situ e in vivo.